Como trabalhar com Funil de Vendas em Marketing Digital

Como trabalhar com Funil de Vendas em Marketing Digital

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Quando ingressamos no mundo dos negócios, muitas vezes subestimamos o poder de uma boa estratégia de marketing. Saber como trabalhar o seu produto de maneira atrativa, para conseguir gerar o interesse de clientes em potencial é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Desde que o mercado passou a ser mais do que apenas o escambo de produtos, o Marketing entrou em ação, passando a integrar o dia a dia do comerciante, e sucessivamente, do empreendedor, seja ele de grande, médio ou pequeno porte.

Muitas estratégias de marketing que surgiram com o passar dos anos, assim como tantas outras caíram no esquecimento. Porém uma, criada ainda no século XIX, permanece em uso, sendo uma das mais eficazes e que mais evoluem com os novos nichos e modelos de mercado.

Conhecendo o modelo de Funil de Vendas

O modelo conhecido como Funil de Vendas vem atravessando os séculos como o modelo mercadológico mais eficaz existente. Isso por causa de sua abordagem que extrapola o produto, ou a venda, mas visa garantir o desejo e até mesmo a fidelização do cliente. Para quem já possui um negócio, seja ele físico ou digital, e deseja expandir o alcance de seu produto ou serviço, investir em uma estratégia de marketing é essencial.

Uma boa estratégia de marketing pode garantir não apenas o sucesso de um empreendimento, como também sua expansão. Neste ponto, o Funil de Vendas extrapola as expectativas da grande maioria das estratégias, pois visa trabalhar o cliente desde o momento em que ele começa a ser prospectado, atraindo sua atenção para o que é oferecido pela empresa em questão.

Além de trabalhar diretamente o interesse do cliente, atraindo sua atenção para o que é oferecido, como conduz o negócio até sua finalização e a fidelização do cliente, no chamado fundo do funil.

Cada nova etapa sendo tratada com o devido cuidado, pode gerar um grande aumento nos resultados, garantindo assim o cumprimento de metas de produtividade. Quando aplicado em modelos de negócios digitais, o Funil de Vendas garante não apenas o aumento de usuários e cliques no site da empresa, como mantém o usuário interessado e navegando em seu portal.

Aplicando o Funil de Vendas em sites de conteúdos

Para quem trabalha com portais de conteúdo, e conta com a visualização de espaços publicitários, ter um fluxo constante de usuários, garante uma maior exposição dos produtos dos anunciantes, gerando assim uma renda maior para o empresário.

Por este motivo, investir em um modelo comprovadamente de sucesso, e com baixo custo de aplicação se torna tão importante.

A estratégia de marketing trabalhada nesse modelo, trabalha em quatro níveis, ou patamares, que buscam conduzir o cliente em potencial até o nível mais profundo do funil. Desta forma, é possível conduzir o comportamento do cliente ou usuário.

Seguindo uma lógica simples, o Funil de Vendas prospecta o cliente que deseja atingir, ou seja, define um público específico, trabalha seu interesse, através de conteúdos atrativos, conduz seu desejo e retira as objeções quanto à validade ou necessidade do que está sendo ofertado e no fundo do funil, finaliza a venda e mantém o cliente fidelizado, ou conectado ao site e navegando entre os links.

Por ser um dos objetivos deste modelo de negócio, gerar um bom fluxo de navegação e uma boa permanência no site aumenta ainda mais as chances de se obter lucros.

Atraindo clientes e trabalhando seus desejos

É nos primeiros dois níveis do funil que as atenções iniciais devem ser aplicadas, pois em um primeiro momento, o empreendedor deve estabelecer o público alvo de seu site, pois apenas com o estabelecimento de um foco, se começa a prospectar o cliente.

Neste momento inicial é estabelecido o perfil do usuário que se quer atrair, e uma vez estabelecida essa etapa, a prospecção, onde se busca começar a atrair o cliente por meio de um nicho, começa-se a trabalhar então com o interesse e desejo.

O interesse é trabalhado no segundo nível do funil, onde, para sites que visam cliques, o objetivo é apresentar conteúdos atrativos, com qualidade e que tenham a capacidade de prender a atenção dos usuários.

O desenvolvimento de matérias e artigos com informações importantes que atraiam a atenção do usuário, e façam com que ele acesse a página. Além de um conteúdo de qualidade, trabalhar com uma boa indexação SEO para melhorar sua aparição e aumentar cliques orgânicos pelas buscas da Google também é essencial.

Outra ferramenta para trabalhar o desejo e a atração dos usuários está no trabalho de um social media, que gerencie as redes sociais da empresa em questão e, através de publicações que atinjam um número cada vez maior de usuários das redes sociais, possa atrair o interesse dos usuários.

Neste ponto, tanto o Facebook, quanto o Twitter, entre outras redes sociais, se tornam grandes aliados do empreendedor na geração de cliques.

Derrubando as barreiras e mantendo os usuários online

Uma vez que o conteúdo de interesse foi disponibilizado, o usuário tenderá a permanecer na página, e clicará nos anunciantes conforme suas barreiras psicológicas são vencidas.

Por este motivo, o conteúdo gerado também é um grande motor para derrubar qualquer obstáculo que leve o usuário a resistir. Com essa dupla função, o conteúdo trabalha o interesse do cliente e transforma seu desejo em necessidade, chamando a atenção para o que é anunciado, por sua vez convencendo-o que a aquisição de um serviço ou produto de determinado anunciante não possui qualquer impedimento.

Após atingida essa meta, algumas estratégias podem fidelizar o usuário, como caixas que sugiram o acompanhamento nas redes sociais da empresa e outros links de conteúdos interessantes ao nicho trabalhado, devidamente colocados no link para atrair novos cliques.

Quanto mais conteúdo de interesse um site possuir, mais será capaz de manter os usuários interessados, e consequentemente conectados, elevando assim o número de acessos e a quantidade de cliques percebida pela página.

É sempre importante tratar o cliente com respeito, para que ele sinta que realmente foi levado em consideração pelo site, e não tenha a impressão de ter clicado em um conteúdo sem importância, o que acaba causando um efeito contrário ao desejado.

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