Como melhorar seus resultados através de Marketing

Como melhorar seus resultados através de Marketing?

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Cada vez mais pessoas deixam seus empregos formais em busca de uma nova oportunidade, tornando-se assim autônomos ou até mesmo empresários ou investidores. Mas uma vez inserido no mundo dos negócios, é necessário cuidado e atenção para fazer de seu trabalho uma verdadeira marca de sucesso.

Muitos novos empresários ou profissionais liberais acabam se perdendo nos resultados, não atingindo as metas necessárias para prosseguir, e no final terminam por retornar aos seus antigos trabalhos ou nichos, levando em suas mentes o peso de um fracasso. Porém, para evitar maus resultados, muitas vezes soluções simples podem ser tomadas, como certa atenção para o marketing e um diferencial no tratamento dos clientes.

Tendo isso em vista, uma boa estratégia de marketing pode ser a chave para um negócio bem-sucedido. Por tanto, saber escolher o melhor modelo para aplicar se torna tão importante quanto o negócio em si.

Como uma Estratégia de Marketing eficiente pode mudar os resultados?

Estratégia de Marketing nada mais é do que um modelo mercadológico com um empenho sistemático para adquirir um determinado resultado negocial. Mas o que isso realmente quer dizer?

De maneira simples, é um método de ação visando resultados. Nenhuma empresa de grande porte realmente conseguiu chegar lá sem utilizar um modelo de vendas que alavancasse seus resultados.

Atualmente existem diversas estratégias disponíveis no meio empresarial, mas nenhuma tão eficiente quanto o chamado Funil de Vendas.

Uma estratégia que surgiu há mais de dois séculos, e que permanece até hoje, podendo ser adaptada a qualquer modelo de negócio existente, seja ele físico ou digital. Seja para comércio ou prestação de serviço, o Funil de Vendas pode suprir as necessidades do empreendimento, e sanar suas deficiências, melhorando assim os resultados obtidos.

O foco deste modelo de Marketing está na captação e cuidado com o cliente, que passa a se sentir valorizado e tende a não apenas finalizar o negócio, como também a retornar para novos negócios ou compras.

Trabalhando essencialmente em 4 patamares, prospectando novos clientes e conduzindo seus desejos até o fundo do funil, ou o fechamento do negócio.

Prospectando clientes e transformando-os em Leads

O primeiro passo para a aplicação do Funil de Vendas, também chamado de “topo do funil” está na aquisição de novos clientes. Estes são prospectados de acordo com seu perfil e interesses. Ou seja, de acordo com o nicho do negócio, levando em consideração o público alvo que sua empresa possui.

Uma vez prospectados, os possíveis clientes são trazidos para a área de alcance do empreendimento. Assim começa a etapa de atração dos clientes, que precisam ter sua atenção chamada para o que é oferecido, para então serem captados no funil.

O segundo patamar desse modelo então entra em ação. Através de um serviço atraente, produtos de qualidade e uma ação de marketing eficaz, que desperte o desejo do público, o cliente em potencial passa a ser trabalhado, para que, seja por uma necessidade pura, ou simplesmente social, ele passe a enxergar o que é oferecido como essencial para seu dia a dia ou bem-estar.

Grande parte do sucesso de uma venda ou negócio está em conseguir convencer o cliente que você possui o que ele deseja. Pois o desejo é uma das armas mais poderosas que um empreendedor possui. Não importa se o possível cliente necessita daquilo, ele precisa desejar para que rompa a barreira do “Não”.

Derrubando as barreiras para atingir metas

Com o desejo do lead despertado, começa então a ser necessário trabalhar o terceiro patamar do funil, derrubando todas as barreiras e objeções que ele possa possuir.

Nesta etapa toda a atenção é dada ao lead, com o objetivo de concluir o negócio. Ele deve sentir que possui toda a assistência necessária, além de ser tratado com respeito e cuidado. É sempre importante lembrar que o cliente é a pessoa mais importante de qualquer empreendimento, pois sem ele, não adianta ter o melhor produto do mundo. O cliente é o foco e caso se sinta valorizado, perde grande parte de qualquer resistência que possa possuir.

Este é o momento de responder todas as perguntas que ainda restarem, sanar qualquer dúvida, marcar reuniões, responder todos os e-mails de maneira que não reste qualquer “senão” para impedir o fechamento.

Fechando o negócio e fidelizando o cliente

Após vencidas as primeiras três etapas, finalmente chegamos ao fundo do funil, que é o objetivo desta estratégia de marketing. Conduzir o público em geral para o momento em que se torna um cliente da empresa.

Uma vez que atinja este patamar, o lead se torna definitivamente um dos clientes do profissional ou empreendedor, aqui o negócio é finalizado, o produto é entregue ou o serviço é prestado. É nesta etapa que ocorre também o pagamento, por tanto o cliente deve possuir completa confiança na empresa prestadora do serviço ou fornecedora do bem de consumo.

A satisfação do cliente deve ser plena neste patamar, pois independe do que é ofertado, a empresa deve garantir seu retorno ou permanência. Uma vez que seja serviço, a permanência garante o sucesso da prestação, e sendo produto de consumo, o retorno garante uma maior rotatividade de estoque e crescimento nos lucros.

Esta característica em especial é chamada também de fidelização de cliente, e um cliente fiel e satisfeito tende a promover um marketing orgânico, gerando assim mais leads e garantindo a expansão dos serviços e resultados cada vez mais consistentes.

Com apenas uma boa estratégia de marketing, como é o caso do Funil de Vendas, é possível transformar completamente os resultados de um empreendimento, marcando-o com o sucesso e levando a marca a crescer cada vez mais, tanto mercadologicamente, quanto no imaginário e no dia a dia dos clientes.

Este modelo simples, que vem funcionando desde o século XIX, é aplicado hoje pela grande maioria dos empresários, e se adapta perfeitamente a qualquer modelo de negócio, uma vez que a chave está em transformar o público em geral em um cliente com atenção e despertando seus desejos.

Desta forma, não há como não atingir todos os resultados desejados, garantindo assim o atingimento de todas as metas estabelecidas.

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