Gerando crescimento através de uma boa estratégia de Marketing

Gerando crescimento através de uma boa estratégia de Marketing

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Ingressar no competitivo mercado brasileiro pode ser um grande desafio aos empresários, que não apenas precisam lidar com as barreiras geradas pela burocracia e pelos impostos, mas ainda enfrentam uma concorrência acirrada, onde ter a melhor estratégia pode ser a diferença entre o sucesso do empreendimento e a falência.

Por esse motivo, saber investir em uma estratégia de marketing comprovadamente de sucesso é o primeiro passo para garantir o retorno total do investimento, como também atingir a meta de lucros necessária.

Entre as diversas estratégias mercadológicas existentes, uma delas, nascida há quase dois séculos, se mostra ainda a com melhor retorno e aplicação mais simples. Conhecido como “Funil de vendas” este método trabalha com o cliente desde a sua prospecção, conduzindo-o passo a passo até o pós-venda.

Conhecer este método pode, não apenas melhorar os resultados de uma empresa, como também abrir seu horizonte para novos investimentos.

Sabendo como tratar o cliente

O grande segredo desta estratégia está no tratamento dispensado para o cliente, que é visto como foco principal, e para ele os esforços são voltados.

Contando com quatro níveis de profundidade, o Funil de Vendas faz alusão a um instrumento que, naturalmente, conduz seu conteúdo para baixo, por tanto, com essa estratégia, o empresário ou profissional de marketing busca capturar clientes e conduzi-los até o fundo do funil, que representa o fechamento do negócio, seja uma venda ou a contratação de um serviço.

Um ponto importante, e interessante nessa estratégia se encontra no acompanhamento e satisfação do contratante. O cliente se mantém como um elemento importante na relação negocial mesmo após fechado o negócio, pois existe nisso a necessidade de fideliza-lo, garantindo sua satisfação e seu retorno constante.

Os níveis do Funil são divididos em:

Primeira Etapa: Prospecção do Cliente, ou o estabelecimento de um nicho e público alvo.

Segunda Etapa: Atração, ou o trabalho do desejo do público, que é transformado em um Lead, um cliente em potencial.

Terceira Etapa: Combate às objeções, onde todas as barreiras que possam ser apresentadas são resolvidas, conduzindo o cliente até o fechamento do negócio.

Quarta Etapa: Finalização, a etapa em que a venda é fechada e se busca a satisfação do cliente e sua fidelização.

Trabalhando os níveis mais altos do Funil de Vendas

Uma vez que a estratégia de marketing está estabelecida, encontramos o primeiro nível do funil, ou o nível mais alto, a boca dele, por onde os clientes em potencial são atraídos até o fechamento da compra.

No primeiro nível se trabalha com a prospecção do cliente. O perfil dele é tratado pela equipe de negócios e vendas, e o nicho de serviços é decidido. Uma vez que haja um prospecto que proporcione a localização e atração do cliente em potencial, passa-se então para o segundo nível do funil.

Em um segundo momento, quando se atinge a segunda etapa, a atração, os clientes em potencial devem ter seu interesse atraído pelo produto ou serviço que é oferecido. Qualidade, beleza, sofisticação e outras qualidades que elevem o nível de desejo do público alvo, a ponto de transformar seu desejo em uma necessidade são então trabalhadas.

É sempre importante manter o cliente em primeiro lugar, pois ele é o alvo e o foco principal de atenção. Ele deve ser atraído pelo que é oferecido pela empresa, e então ter sua atração transformada em desejo ou necessidade.

Conduzindo o cliente para o fundo do funil, acabando com os obstáculos.

Após transformar a atenção do cliente em potencial, gerando assim um Lead para seu negócio, e transformar seu produto em um objeto de desejo, seja por status social ou por sua utilidade, o empreendedor começa então a trabalhar para derrubar qualquer barreira imposta para a concretização do negócio.

É neste ponto que a atenção se redobra, pois, ao chegar nesta etapa, aproximadamente 75% do negócio já está garantido, devendo-se então derrubar, sistematicamente as objeções e solucionar os problemas.

No terceiro nível do funil qualquer dúvida que ainda tenha restado deve ser respondida, eventuais impedimentos solucionados e detalhes da prestação acertados, pois uma vez chegado a este nível do funil, o cliente já vê como uma necessidade a aquisição do que se oferece e estará mais disposto a fechar o negócio.

E-mails e reuniões são marcadas nesse ponto, fazendo com que o cliente perceba que possui uma importância única para a empresa e se sinta valorizado.

Fechando o negócio

No último nível do funil, quando cada etapa já recebeu a atenção necessária, os clientes foram prospectados, seu desejo trabalhado e todas as objeções derrubadas, temos a transformação efetiva para a condição de cliente final.

O fundo do funil representa o fechamento da venda ou da prestação de serviço, juntamente com o pagamento, onde o cliente deve ser acompanhado e bem tratado, percebendo a qualidade do que adquiriu, para que não apenas se mantenha fiel à empresa, como também possa gerar uma propaganda orgânica e, através de sua experiência, atrair ainda mais clientes para a empresa.

Quando um cliente se sente satisfeito e valorizado, tende a recomendar o serviço, melhorando assim os resultados finais e ampliando a carta de clientes da empresa.

Cuidados posteriores – Pós-venda ou fidelização

Uma vez que o negócio esteja fechado, manter o cliente fiel ao que a empresa oferece é essencial, pois caso seja a prestação de um serviço, ele dará preferência aos serviços prestados pela empresa. Caso seja um produto, terá uma maior possibilidade de retornar e adquirir novos produtos quando necessário.

Seguindo esta lógica, uma vez que o cliente atinja o fundo do funil, ele não deixa de ser cliente, mas retorna para o topo do funil, devendo receber tanta atenção quanto antes.

Um cliente fidelizado sempre retornará, o que irá tornar os próximos negócios cada vez mais próximo da empresa, gerando um relacionamento que termina por facilitar o fechamento de novos negócios.

Por estes motivos que o motivo de um bom cuidado com a pós-venda são tão essenciais para garantir o retorno e a recomendação para novos clientes e novos prospectos.

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